Floor Jansen (Goirle, 21 de Fevereiro de 1981) é uma compositora, arranjadora, orquestradora, cantora lírica e popular, multi-instrumentista (piano, flauta e guitarra elétrica), letrista e professora de técnica e interpretação vocais natural dos Países Baixos.
A artista tornou-se mundialmente conhecida por ter sido a vocalista e uma das compositoras, arranjadoras, orquestradoras e letristas da extinta banda de metal sinfônico neerlandesa After Forever - da qual foi integrante durante exatos 12 anos, de 1997 a 2009.É atualmente vocalista da banda ReVamp. Em 1 de outubro de 2012, foi anunciado que Floor Jansen substituiria Anette Olzon no vocal da banda finlandesa Nightwish após a saída de Anette. Floor Jansen foi efetivada na banda.

Formação musical



Floor Jansen iniciou seus estudos musicais em 1996, aos quinze anos de idade, frequentando aulas regulares de piano clássico, flauta e guitarra elétrica - instrumentos musicais estes que a artista pratica até os dias de hoje, ainda que jamais os tenha tocado profissionalmente, seja em seus álbuns fonográficos, seja ao vivo, uma vez que, desde todo o sempre, vem se dedicando, através de sua carreira profissional, tanto à interpretação vocal quanto às composições musical e lírica.

As primeiras lições de canto lírico e composição musical aprendidas por Floor Jansen deram-se na prática, ao trabalhar ao lado do compositor, arranjador, orquestrador, cantor e instrumentista neerlandês Mark Jansen, fundador, antigo compositor, arranjador e orquestrador, e ex-guitarrista do After Forever. Quando entrou na banda, em 1997, Floor ainda era adolescente, contando apenas com dezesseis anos de idade.

No entanto, decidida a se elevar ao status de musicista profissional, em 1999, com dezoito anos de idade, Floor Jansen iniciou em seus estudos de canto, ingressando na Rockacademie (uma espécie de conservatório musical dos Países Baixos, mas direcionado especificamente a músicos de rock e de música pop), onde estudou canto popular (técnica e interpretação vocais), além de aprender tanto sobre indústria fonográfica quanto sobre ensino e didática em música. Com duração de exatos cinco anos, o curso foi concluído em 2004 - e, como o After Forever estava lançando seu quarto álbum de estúdio, a saber, Invisible Circles, justamente naquele ano, a então formanda apresentou, como trabalho de conclusão do curso, um bem-sucedido concerto musical de sua própria banda à bancada avaliadora.

Não obstante, em 2002, quando ainda estudava na Rockacademie, paralelamente passou a ter aulas regulares de canto lírico também em um conservatório vocal, em Tilburg, tendo, lá, estudado teatro musical e um ano de ópera.

Em 2003, Floor Jansen participou de um concurso para jovens talentos nos Países Baixos, concurso este que, tal como fazia anualmente, premiaria o vencedor com o acesso ao Music Theater (um renomado conservatório musical neerlandês que aceita tão-somente de 10 a 15 alunos por ano ao seu corpo discente): a candidata classificou-se em primeiro lugar no concurso, ingressando, pois, no Music Theater.

Seus estudos tanto de canto lírco quanto de popular junto ao conservatório vocal, à Rockacademie e ao Music Theater tornaram-na de todo apta à interpretação vocal de peças musicais tanto do repertório erudito quanto do popular, seja de metal ou rock, seja de quaisquer outros gêneros musicais.

A partir de então, continuou a estudar ainda mais, estudando através tanto de aulas regulares quanto de sorte autodidática. Mesmo hoje em dia, Floor Jansen ainda frequenta aulas de canto.

Professora




Paralelamente à sua carreira profissional como compositora, letrista e intérprete vocal, Floor Jansen é outrossim professora de canto lírico e popular, ministrando, nos Países Baixos, aulas individuais e coletivas, cursos, palestras e workshops sobre técnica e interpretação vocais.


Sua dedicação ao ensino iniciou-se ainda em 2003, antes mesmo de se graduar pela Rock Academy, quando, paralelamente a seu trabalho junto ao After Forever e a seus estudos musicais junto tanto à Rock Academy quanto ao conservatório vocal, em Tilburg, também passou a ministrar aulas particulares individuais e coletivas, cursos, palestras e workshops sobre técnica e interpretação vocais, além de sobre composição musical e redação de letras de música.

Um de seus cursos chamou-se "Wanna be a Star?" ("Quer ser uma Estrela?!", consoante a tradução lusófona).

Atualmente, Floor Jansen, enquanto professora particular de canto, leciona para alunos naturais ou residentes não só nos Países Baixos, mas outrossim àqueles oriundos de regiões geográficas tanto da Bélgica quanto da Alemanha próximas às fronteiras territoriais neerlandesas.

Enfim, integra o corpo docente da Rock Academy, como professora de canto, ministrando cursos coletivos de técnica e interpretação vocais para turmas específicas formadas periodicamente pelo conservatório musical.

Projetos atuais e futuros




Segundo sua página pessoal na rede de relacionamentos MySpace, Floor Jansen está encabeçando um novo projeto musical, ainda sem nome e em fase de composição tanto musical quanto lírica. No que concerne especificamente à composição musical e à futura gravação de um álbum fonográfico, Floor está firmando parceria com o musicista e produtor musical alemão Waldemar Sorychta (guitarrista do Grip Inc. e do Eyes of Eden e fundador do Enemy of the Sun, em cujo currículo profissional ainda consta a produção musical de álbuns fonográficos de um sem-número de bandas, a saber, por exemplo: Tiamat, Samael, Moonspell, Therion e Lacuna Coil) e com o compositor, arranjador, orquestrador e instrumentista Joost van den Broek (conterrâneo seu e ex-tecladista do After Forever). Quanto ao elenco do projeto, a artista neerlandesa planeja contratar outros musicistas para a interpretação musical durante os shows e tournées.


Ademais, Floor Jansen, desde seus tempos de After Forever, vem trabalhando paralelamente em um outro projeto próprio, Sinh, em parceria com o músico norueguês Jørn Viggo Lofstad(guitarrista da banda de progressive power metal Pagan's Mind). Ainda não há previsão de lançamento para o primeiro álbum fonográfico do projeto.

Um dos sonhos de Floor Jansen é atuar em um musical de teatro.




Perfil




Compositora, arranjadora e orquestradora





Além de intérprete cantora e instrumentista, Floor Jansen também é compositora, arranjadora e orquestradora, já tendo assinado a partitura de dezenas de peças musicais originais, lançadas, no caso das já publicadas, junto à discografia do After Forever.


Nos dois primeiros álbuns de estúdio do After Forever - Prison of Desire e Decipher, respectivamente de 2000 e 2001 -, foi co-autora de praticamente todas as peças musicais publicadas até então, em parceria com Mark Jansen, mormente no que concerne às linhas melódicas vocais; não obstante, quando da saída do músico, em 2002, e a partir do terceiro álbum - o EP "Exordium", de 2003 -, ela se tornou a compositora oficial de todas as músicas da banda.




Letrista




Além de musicista compositora e intérprete, Floor Jansen também é letrista, já tendo assinado, como autora ou co-autora, a letra de dezenas de peças musicais originais, lançadas, no caso das já publicadas, junto à discografia do After Forever.


Nos dois primeiros álbuns de estúdio do After Forever - Prison of Desire e Decipher, respectivamente de 2000 e 2001 -, foi co-autora de praticamente todas as letras das músicas de ambos, em parceria com Mark Jansen; não obstante, quando da saída do músico, em 2002, e a partir do terceiro álbum - o EP "Exordium", de 2003 -, ela se tornou a letrista oficial de todas as músicas da banda.




Vida pessoal




Malgrado o mesmo sobrenome, Floor Jansen e Mark Jansen não são irmãos, sequer parentes, definitivamente (sendo, o sobrenome "Jansen", sobremaneira comum nos Países Baixos).

Floor Jansen tem uma irmã caçula, chamada Irene Jansen, também cantora, ex-vocalista da extinta banda Karma  e em cuja biografia profissional constam participações, como cantora convidada, em dois projetos do compositor e multi-instrumentista neerlandês Arjen Anthony Lucassen, a saber: o álbum The Human Equation, do projeto Ayreon, onde interpreta "Passion"; e o projeto Star One (aqui, ao lado de Floor). Irene também foi convidada a participar da banda de metal Nightmare.

Floor Jansen foi namorada do compositor, cantor e instrumentista holandês Sander Gommans, seu antigo parceiro de banda, um dos fundadores, compositores, vocalistas extremos e guitarristas do After Forever. Os dois começaram a se relacionar pouco antes das gravações de Prison of Desire, mas o relacionamento amoroso chegou ao fim em 2007.

É amiga pessoal da cantora lírica e instrumentista Simone Simons (conterrânea sua, vocalista da banda neerlandesa Epica), além de manter um relacionamento bastante amistoso com outras musicistas de metal sinfônico internacionais, a saber, por exemplo, a compositora, cantora lírica, multi-instrumentista e professora de canto lírico finlandesa Tarja Turunen (ex-vocalista da banda de metal sinfônico finlandesa Nightwish, hoje em carreira solo) e a cantora lírica e professora de canto lírico norueguesa Vibeke Stene (ex-vocalista da banda de metal sinfônico norueguesaTristania, atualmente se dedicando ao ensino em música). Os laços de amizade com o compositor, arranjador, orquestrador, cantor e instrumentista Mark Jansen (fundador e ex-integrante do After Forever, também fundador do Épica, onde trabalha como compositor, arranjador, orquestrador, vocalista extremo e guitarrista) também perduram até hoje - uma vez que este último deixou sua primeira banda de sorte o mais possível amigável, por razões estritamente profissionais, em nada pessoais (de tal sorte que, em 26 de Dezembro de 2007, Floor Jansen e Mark Jansen, ao lado também de Simone Simons, subiram juntos ao mesmo palco e interpretaram a canção "Beyond Me").

Floor tem 1,84 m de altura (sendo considerada uma mulher alta, mesmo para os padrões holandeses). Não obstante, em seus concertos, sempre usa salto-alto, o que eleva ainda mais a sua estatura.

Quanto a seus hobbies, Floor, durante o tempo livre, costuma dedicar-se à prática da equitação.

Floor, há tempos, mudou-se de sua cidade-natal, Goirle, estabelecendo residência, hoje em dia, na província neerlandesa de Limburgo, no sudeste dos Países Baixos e cuja capital é Maastricht. A região tem posição estratégica no mapa, na medida em que, limitando-se, a sul e parte do oeste, com a Bélgica e, a leste, com a Alemanha, reduz significativamente as despesas logísticas relativas ao transporte pela artista, que leciona em ambos os países vizinhos e excursiona em turnês outrossim pela Europa Ocidental.
Atualmente, Floor Jansen continua se dedicando a suas aulas de canto, bem como ensinando a si própria.




0 comentários: