Nemo (20.04.2004)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

"Nemo" é o oitavo single da banda finlandesa de metal sinfônico Nightwish, cronologicamente é o primeiro single do álbum Once, foi o primeiro trabalho da banda com a Orquestra Filarmônica de Londres no coro. "Nemo" foi o tema de encerramento do filme americano The Cave, em 2005, e uma versão especial do seu clipe foi produzida contendo cenas do filme.


Canção e vídeo

Nemo significa ninguém em latim e também é o nome do misterioso captão em Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne. Também corresponde a famosa resposta que o herói Odisseu deu ao ciclope Polifemo; no livro A Odisséia, dquando Polifemo pergunta seu nome, Odisseu responde "Ουτις", que pode ser traduzido do grego como no-man ou no-one, que inglês significa ninguém, assim quando Odisseu o atacou, Polifemo só pode contar aos amigos que ninguém o atacou. Essa história foi a inspiradora das linhas (...)Nemo my name forever more(...) e (...)Nemo sailing home(...), que traduzidas do inglês significam Ninguém é meu nome para sempre e Ninguém navegando para casa, presentes no meio da canção.
Para "Nemo" um vídeo caríssimo foi feito em 2004, dirigido por Antti Jokinen, que já trabalhou com artistas como Celine Dion e Eminem e Kelly Clarkson; o cenário do vídeo foi construído por Tuomas Holopainen e Tero Kinnunen, mas Antti fez algumas pequenas alterações. O lançamento oficial aconteceu em 2 de maio de 2004.



Faixas:
01. Nemo 4:27
02. Planet Hell 4:39
03. White Night Fantasy 4:02
04. Nemo (orchestral version) 4:37
05. (extras: fotos tiradas no estúdio) 4:05

Compositor: Tuomas Holopainen

0 comentários: