The Islander (21.05.2008)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

"The Islander"  cronologicamente é o quinto single do álbum Dark Passion Play.
Foi confirmado como novo single após uma semana do lançamento do anterior, "Bye Bye Beautiful".
No dia de seu lançamento, "The Islander" atingiu o topo das paradas finlandesas e liderou todas as vendas musicais naquele país. A exemplo da música "Creek Mary's Blood", do álbum Once, o som usou muitos elementos folclóricos, usando basicamente guitarra, mas com teclado e bateria ocasionalmente. Foi a primeira composição própria do Nightwish cantada inteiramente por Marco Hietala, Anette Olzon serve apenas como backing.
A música fala sobre um homem que é deixado sozinho em uma ilha por anos, e não agüentando a solidão, acaba cometendo suicídio.

Vídeo

O vídeoclipe da música foi gravado em Rovaniemi, na Finlândia, em outubro de 2007; Tuomas Holopainen disse que não planejava um clipe para a música, mas não pode recusar quando lhe foi oferecido um lugar tão bonito; ele também comentou que aceitou por achar que a canção e o local combinam, descrevendo a praia como uma mistura da "(...)Selvageria da Lapônia com o surrealismo de Salvador Dali(...)". Troy Donockley, que faz uma participação especial no single, também apareceu no vídeo, mas representando um personagem, não como instrumentista.
O vídeo foi dirigido por Stobe Harju e produzido por Ilkka Immonen do Estúdio Oy; o vídeo tem um tema Steampunk, ou seja, se passa em um universo que vive em uma época passada na Terra, e mostra vários espíritos e dirigíveis criados por computação gráfica; a história do vídeo é sobre um velho marinheiro que se sente sozinho por viver isolado numa ilha deserta, e por isso se suicida se jogando de um abismo; a banda também aparece junta em uma espécie de acampamento na praia.


Ao vivo

Para a apresentação da música são usadas pirotécnicas e tochas. Geralmente, Hietala e Vuorinen iniciam a performance com sons de baixo e guitarra, e em seguida, Nevalainen e Holopainen começam na bateria e teclado. Olzon só aparece na metade da música para dar início ao dueto, e vai até o fim.
Eventualmente, ao fim, Holopainen apresenta um partitura musical composta por Michael Nyman para o filme The Piano, uma produção neozelandesa. Quando perguntado sobre qual é a música mais divertida para se tocar ao vivo, Marco respondeu:

"A mais divertida é provavelmente "She is my skin". Pegada e groove. A mais empolgante agora é "The Islander", porque é a primeira vez que mudamos todo o clima dos shows ao vivo."

Faixas
CD single / 12" MLP

1. The Islander (edit) (Marco Hietala)
2. The Islander (full-length version) (Marco Hietala)
3. Escapist (instrumental)
4. Meadows of Heaven (versão orquestrada)


Compositores: Tuomas Holopainen e Marco Hietala

0 comentários: