Dark Passion Play World Tour

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dark Passion Play World Tour foi a quarta turnê mundial da banda realizada para promover o sexto álbum de estúdio do grupo, Dark Passion Play, e também para apresentar a até então nova vocalista do grupo, Anette Olzon. Nessa turnê, o Nightwish se apresentou pela primeira vez em vários países, foram eles Israel, China, Hong Kong, Lituânia, Luxemburgo, Irlanda, Sérvia e Croácia.

Em setembro de 2007, a banda fez algums concertos secretos na Europa, e, em 6 de outubro, foi realizada a primeira apresentação oficial, em Israel. A turnê começou visitando a América do Norte, com datas nos Estados Unidos e Canadá, depois visitando alguns países da Europa já em 2007. No ano de 2008, foram mais de cem concertos em todos os continentes, com exceção da África e da Antártica, incluindo mais duas passagens pela América do Norte. Esse ano contou com uma temporada de apresentações em festivais de verão na Europa, e por fim o grupo excursionou pela América Latina, com datas no Brasil, Argentina e Chile. Em 2009, a banda realizou a terceira parte da turnê, com datas apenas na Europa e nos Estados Unidos, e o concerto final foi realizado na Hartwall Areena, na capital finlandesa de Helsinque, para um público de onze mil pessoas.
Em 11 de março de 2009, a banda lançou o EP Made in Hong Kong (And in Various Other Places), contendo imagens de bastidores e gravações ao vivo de 2007 e 2008, desde Israel até a América Latina, dirigido por Ville Lipiäinen.

Uma vez que para o seu álbum, o Nightwish tinha planejado fazer um grande concerto em Londres, com uma orquestra ao vivo, como o de metal progressivo Dream Theater banda havia feito sobre o que mais tarde seria seu álbum de Pontuação, e este projeto ainda está em obras. Em uma entrevista em dezembro de 2007, Holopainen disse que eles têm vindo a planejar o concerto e que isso era algo que ele realmente queria fazer, mas que o local que eles precisavam já estava reservado para dois anos de antecedência.  O show nunca foi tocado em frente, mas de acordo com Holopainen ainda está nos planos futuros da banda.


Em 2007

A banda iniciou a turnê com três concertos secretos na Europa, e realizou o primeiro concerto oficial em Tel Aviv, Israel, em 6 de outubro, sendo a primeira apresentação com a cantora Anette Olzon e a primeira em solo israelita. Em seguida, a banda excursionou pela América do Norte, realizando mais de vinte apresentações nos Estados Unidos e no Canadá, e ainda naquele ano foram realizados concertos na região escandinava. A banda encerrou o ano como atração principal do festival On a Dark Winter's Night, na Áustria e na Alemanha.
A seguir estão as datas das apresentações realizadas em 2007:

 

Em 2008


A banda iniciou 2008 excursionando por China e Japão, e depois a Austrália, e em seguida foram realizadas dezenas de apresentações na Europa, incluindo datas em algumas das maiores arenas do continente, como o Hallenstadion, na Suíça, e a Color Line Arena, na Alemanha. A banda também se apresentou em alguns dos maiores festivais da Europa, sendo que o concerto no Rock am Ring foi interferido por quedas de energia no palco que aconteceram duas vezes, sendo o pior acontecimento da turnê segundo o líder do grupo Tuomas Holopainen.
A passagem por Portugal contou com dois concertos, um em Porto, em 18 de abril, e na capital Lisboa, no dia seguinte. Nesse ano, a banda também excursionou pela América do Norte duas vezes, e, em novembro, o grupo esteve na América Latina, tocando em nove cidades brasileiras, passando também pela Argentina e pelo Chile. No total, em 2008, foram mais de cem concertos realizados, e só a etapa europeia lucrou mais de seis milhões de euros.
A seguir estão as datas das apresentações realizadas em 2008:

 
 
 
 

Em 2009

Após o show no Chile, a banda iniciou uma pausa de 3 meses para que todos pudessem descansar. A pausa acabou em 11 de março de 2009, com um show em Londres, Inglaterra. Essa segunda parte da turnê foi apelidada de ‘’Deja Vu Tour’’. Em 15 de março a banda realizou um show em Rotterdam, na Holanda, para mais 10 mil pessoas na Ahoy Arena. O último show da turnê ocorreu em 19 de setembro, assim como na turnê anterior, a apresentação ocorreu na Hartwall Areena, em Helsinque, capital finlandesa. Contando com todos os shows, a turnê teve 190 apresentações ao vivo.
A seguir estão as datas dos shows realizados em 2009:



Repertório

Contrariando os rumores de que Anette jamais cantaria as canções antigas, ela já interpretou várias dessas obras, e muitas são tocadas frequentemente em quase todos os shows. As primeiras músicas re-gravadas foram "Nemo", "Ever Dream", "Sacrament of Wilderness", "Dark Chest of Wonders", "Wish I Had an Angel" e "Wishmaster", tocadas desde os primeiros shows da turnê. Até dezembro de 2008, a banda também já havia voltado a tocar "Sleeping Sun", "She’s My Sin", "Come Cover Me", "Dead to the World", "Ever Dream", "Slaying the Dreamer", "The Siren" e "Higher Than Hope".
Durante a segunda parte da turnê o grupo re-incorporou mais músicas nas listas de reprodução ao vivo, foram elas "Walking in the Air", "Dead Boy’s Poem", "Romanticide" e "Ghost Love Score".Em uma entrevista, Tuomas disse que achava que "Gethsemane" era uma boa idéia para voltar aos shows, também falou que não via problemas com a canção "Stargazers". Em outra ocasião, Tuomas disse que o grupo chegou a ensaiar "Elvenpath", do primeiro álbum do grupo, "Angels Fall First", mas disse que a vocalista Anette Olzon não ficou 100% confiante com o resultado.
A seguir, estão as setlists frequentes de cada ano da turnê:


Em 2007:

4 comentários:

Anônimo disse...

Foi uma pena o Tuomas não ter convidado o John Two-Hawks pra participar de alguns shows na turnê do Imaginaerum quando ele passou pelos EUA...ela ficou tão boa na voz da Anette nessa turnê do DPP!

No mais, gostei da matéria também, não sabia que eles tocaram Dead to the World na turnê do DPP, pra mim ela tinha entrado na do Imaginaerum :P

Unknown disse...

É verdade, também acho que ele ficaria bem legal fazendo alguma participação no imaginaerum, obrigado pelo comentario, tenta se identificar depois, tem a opção de você escolher para por seu nome antes de publicar um comentario.

Guilherme Rodrigues disse...

Ah, desculpe...não vi isso, pensei que precisava de login.

Hoje tentei acessar seu blog mas apareceu uma mensagem chata de um tal de "SCM Music Player" foi uma luta pra entrar! Tive que cancelar o carregamento da página pra ficar no blog e não ir pro "pop-up"...

Unknown disse...

Ahh, agora sim, Obrigado Guilherme Rodrigues, hehe, que estranho, entrei e abriu normalmente.