Sleeping Sun (31.07.1999)

sábado, 24 de novembro de 2012

"Sleeping Sun" é o quarto single da banda finlandesa de symphonic metal Nightwish, cronologicamente é o quarto single do álbum Oceanborn.




A canção foi escrita pelo tecladista da banda, Tuomas Holopainen, e dedicada a um eclipse que ocorreu na Alemanha em 11 de Agosto de 1999. A primeira gravação da canção foi feita entre maio e junho de 1999, no Caverock Studio, na Finlândia. Lançado em 1999 com o nome Sleeping Sun - Four Ballads of the Eclipse, o single ganhou Disco de ouro na Finlândia e também vendeu mais de 13 mil cópias na Alemanha em um mês, também chegando ao 2º lugar nas paradas da Finlândia.
Em 2005, o Nightwish lançou uma nova coletânea intitulada Highest Hopes. "Sleeping Sun" estaria inclusa, embora não como havia lançado antes. O segundo lançamento do single contém a nova versão editada, uma versão de rádio, e a versão original. A nova versão alcançou o primeiro lugar nas paradas finlandesas novamente e também chegou ao 11º nas paradas alemãs e 47º lugar nas paradas austríacas.


Vídeo

Em 1999, a banda lança o videoclipe de "Sleeping Sun", gravado na Alemanha, mas apenas Tarja aparece no vídeo, cantando em várias paisagens do Lago Inari na Lapônia finlandesa.
Também foi gravado um segundo videoclipe para a música em 2005, dessa vez todos aparecem, o vídeo retrata uma guerra medieval em que todos os homens da banda estão envolvidos, e Turunen canta em meio as batalhas, a voz de Turunen foi editada ficando bem mais suave do que o normal; o vídeo foi gravado na Finlândia pouco antes da banda iniciar uma turnê europeia, o diretor, Antti Jokinen, também dirigiu o videoclipe da música "Nemo" em 2004.

Sleeping Sun: 1999
 Sleeping Sun: 2005
  
Faixas

1. Sleeping Sun 4:04 (Tuomas holopainen)
2. Walking in the Air 5:31 (Howard Blake)
3. Swanheart 4:46 (Tuomas Holopainen)
4. Angels Fall First 5:34 (Tuomas Holopainen)

Compositores: Tuomas Holopainen e Howard Blake

0 comentários: