"Cara Tarja,
Chegou a hora de escolher se a história do Nightwish termina aqui ou se ela ainda vai continuar por um período indeterminado de tempo. Temos trabalhado nesta criação há nove anos e ainda não estamos prontos para desistir dela."


Nightwish é um estilo de vida e certamente não abriremos mão disso. Igualmente certo é o fato de que não podemos continuar mais com você e o Marcelo (marido de Tarja). Durante o último, ano aconteceu uma coisa triste que não sai da minha cabeça, todos os dias, noite e dia. A sua atitude e o seu comportamento não combinam mais com o Nightwish. Eu jamais pensei que veria minha velha amiga agindo assim. Pessoas que passam um ano sem conversar entre si não podem fazer parte da mesma banda.
Estamos envolvidos numa indústria onde os negócios são um mal necessário, além de ser objeto de constantes preocupações. Também somos uma banda cuja música sempre saiu do fundo do coração, por causa da nossa amizade e da própria música. A satisfação pessoal deve sempre ser mais importante que o dinheiro! Nightwish é uma banda, é uma emoção. Para você, infelizmente, o negócio, o dinheiro e coisas que não têm nada a ver com essas emoções tornaram-se mais importantes. Você acha que sacrificou a si e sua carreira musical pelo Nightwish, em vez de pensar o quanto ela (a banda) deu a você.
Essa atitude ficou muito clara para mim quando você me disse duas coisas naquele vôo até Toronto: 'Eu não preciso mais do Nightwish' e 'Lembre-se, Tuomas, que eu posso sair dessa banda de repente, dando a você apenas um dia de aviso prévio.' Eu, simplesmente, não posso mais compor músicas para você cantar.
Você mesma disse que é meramente uma 'música convidada' no Nightwish. Agora essa visita chegou ao fim e o Nightwish vai continuar com uma nova vocalista. Temos certeza que isto representará um alívio, tanto para nós quanto para você. Esse nosso mal-estar já durou muito tempo.
Você nos disse que, independente de qualquer coisa, o próximo álbum do Nightwish seria o seu último. No entanto, nós queremos continuar juntos enquanto a chama estiver acesa. Nós quatro já vivemos esta situação inúmeras vezes, e acabamos percebendo que é isso que queremos fazer na vida. É tudo que sabemos fazer.
Em dezembro de 2004, na Alemanha, você disse que nunca mais sairia numa turnê que durasse mais de duas semanas. Você disse também que nós podíamos esquecer os Estados Unidos e a Austrália porque os honorários e locais de apresentação eram pequenas demais.
Eu mencionei em certas entrevistas que, se a Tarja saísse, a banda terminaria. Eu entendo que as pessoas vão pensar isso. O Nightwish é, no entanto, o cenário da minha alma, e eu não estou disposto a abrir mão disso por causa de uma pessoa. Uma pessoa que quer concentrar sua criatividade em outro lugar; uma pessoa cujos valores não coincidem com os meus.
Nós nunca nos importamos com o fato de você não participar da composição e dos arranjos das músicas. Em nove anos, você nunca ensaiou as músicas conosco antes de entrarmos no estúdio. Nem nos importamos com o fato de que durante as turnês você sempre quis viajar sozinha com o seu marido. Ou com o fato de que a sua imagem sempre foi a principal da banda. Nós aceitamos e achávamos que estava tudo bem, com exceção da ganância, da subestimação dos fãs e das promessas quebradas.
Ficou acordado, entre nós cinco, que o Nighwish era para ser a prioridade durante os anos 2004 e 2005. No entanto, outras coisas foram mais importantes para você. Sendo que a última delas, por exemplo, o nosso show em Oslo, com lotação esgotada, você quis cancelar porque precisava ensaiar suas apresentações solo, precisava encontrar amigos e ir ao cinema. Foram estas as palavras que Marcelo usou num e-mail que explicava o cancelamento. Este é apenas um exemplo, entre tantos outros. Eu não consigo imaginar um modo mais egoísta de dispensar nossos fãs.
O Nightwish é um modo de vida, um trabalho com obrigações que nos envolvem e envolvem nossos fãs. Não estávamos mais conseguindo cumprir essas missões com você. Sinceramente, nós não sabemos qual de vocês dois nos levou a esta situação. De certo modo, o Marcelo transformou aquela garota adorável que você era numa diva que não pensa ou age mais do mesmo jeito. Você está convencida demais do seu status, e de que você é insubstituível.
É óbvio que vai nos culpar pelo seu estresse e tormento. E você acha também que não ouvimos, nem respeitamos você. Acredite: nós sempre a olhamos com o maior respeito como uma grande vocalista e amiga. E, nos dois últimos anos, muitas vezes os nossos planos foram feitos seguindo só as suas decisões. Você era a única que sempre queria mais dinheiro pelos shows. Esta atitude de "compensação e mais dinheiro por tudo" é o que mais nos desapontou! Nós desejamos que de agora em diante você ouça mais o seu coração em vez do Marcelo.
As diferenças culturais unidas com ganância, oportunismo e amor são uma combinação perigosa. Não se deixe consumir. Não nos orgulhamos desta decisão, mas você não nos deixou alternativa. A divergência entre nós é grande demais. E a decisão foi tomada por nós quatro. Passamos do ponto onde as coisas podiam ser resolvidas numa conversa.
Desejamos tudo de bom para a sua vida e sua carreira.
Tuomas, Emppu, Jukka, Marco. 


Minha Opinião: A saída da Tarja Turunen da banda foi inesperada, fiquei triste sim com a saída dela e demorei um bom tempo até me acostumar com a Anette Olzon, pois seu estilo de cantar é totalmente diferente do da Tarja, porém eu amo a banda e todos os membros e vi que com a Anette era um novo Nightwish e assim fui me acostumando e acabei gostando da Anette, eu tenho por mim que praticamente 85% da culpa da Tarja ter saído da banda se deve ao MARCELO(seu marido), pois o mesmo faz diversas coisas para que isso acontece-se, além do mais fez a cabeça da mesma, senão me engano no dvd END OF AN ERA nos videos de bastidores, percebe-se o distanciamento dos membros da banda para com o Marcelo em varias passagens dos bastidores e também dá pra perceber como a Tarja está mudada, eles mau interagem juntos no palco, dá para ver claramente como o ambiente era, no END OF INNOCENCE dá pra ver como eles eram antes de tudo isso, uma Tarja totalmente alegre e feliz e em armonia com os outros membros.
Sinto falta dela na banda, SIM CONCERTEZA, porém a banda segue em frente eu eu sempre vou gostar da sua musica, acompanho a carreira de Tarja fora da banda e também é muito boa, desejo tudo de bom para ela.

11 comentários:

Guilherme Rodrigues disse...

Cartinha tensa essa. Lembro que na época veio aquela maré de choradeira e os haters já começaram com o "Sem Tarja não tem Nightwish". E um tempo depois veio o Cabuli jogar mais conversa em um monte de respostas pros fãs no site da Tarja. Ainda tenho o link das respostas dele, vou deixar aqui se quiser ver: http://web.archive.org/web/20070703211904/http://www.tarjaturunen.com/fans.html

É do archive.org...por ser antigo não tem mais no site da Tarja :P

Concordo com a sua opinião também. EoaE tava muito estranho: um show em que os membros da banda tavam tipo em "caixas"...cada um fazendo seu trabalho em sua parte e não tem contato com o outro ao lado. Tambem assustei quando ouvi a Anette no dia em que saiu Eva...foi bom e ao mesmo tempo ruim, porque comecei a pensar "e as músicas antigas, como fica?"

Unknown disse...

Obrigado Guilherme eu vou ver sim e quem sabe não poste algo sobre isso aqui no blog também, sim dá pra perceber perfeitamente isso no show, Emppu até brinca com Marco e com Tuomas, mas em momento nenhum eles interagem com a Tarja, ainda hoje me assusto quando ouço a Anette cantando algumas musicas da era Tarja, é completamente diferente e eu tento divergir uma da outra e por ai vou levando, dark passion play foi um excelente album admito, uma nova era para a banda e assim se segue até hoje, ja que a Anette também saiu.

Guilherme Rodrigues disse...

Desde que a Tarja saiu parece é que o Tuomas não tá sabendo direito o que fazer...ele tá sempre em dúvida com as coisas, tá parecendo que ainda a banda tá em transição pra uma vocalista "final". Espero que ele sossegue a piriquita com a Floor XD

Unknown disse...

É verdade Guilherme, até que gostei dos trabalhos dele com a Anette, mas realmente parece que ele anda em duvida, eu vi o show deles aqui no Rio de Janeiro com a Floor e meu amigo, eles junto com ela têm uma sintonia perfeita!

Vanessa Andrade disse...

Caramba!!!
Quanta coisa aconteceu...rsrs. Mais se estava tendo dor de cabeça e se não estavam se intendendo foi melhor.
Pq quem sofre e o público pq música boa... e aquela que é feita com amor.
Como eles mesmo dizem nightwish é um estilo,bem quem entra nessa com eles deverá vestir a camisa neh. Tomara que de certo agora com está nova vocalista.
Gostei do artigo sobre a carta um bj.

Guilherme Rodrigues disse...

Queria ter ido no show do RJ mas...né...dinheiro tá meio em falta ultimamente...mas vendo os vídeos dá pra ver que ela ficaria muito bem na banda (a única coisa estranha é aquela camisinha voadora, wtf?), e o Tuomas poderia fazer um novo álbum usando tanto a parte lírica quanto os demais tipos de canto dela. E ela continua com o Revamp normal, que nem o Marco com o Tarot!

Unknown disse...

O show aqui no RJ foi demais Guilherme, quanto a camisinha, eu morri de rir, foi um maluco la que encheu e fez de balão,rsrs, ja que tinha uma galera enchendo baloes para jogar pro alto, rsrs, foi engraçado a cara que a Floor fez.

Guilherme Rodrigues disse...

Ela ficou "qqiço??????", perdeu o rumo e mandou o povo cantar...foi muito engraçado e esquisito :P

chaiane disse...

oiee jean, olha so na minha opiniao quem teve culpa foi o tuomas,pq dissem que ele era apaixonado pela tarja isso que estao dizendo que ela estava se afastando dos menbros é mentira!
bjoss se cuida garoto!!!

Unknown disse...

Bom, cada um tem sua própria opinião Chai, porém discordo de você sobre isso.

Unknown disse...

Eu li e gostei da carta e achei que eles foram muito educados. Lógico que teriam que apontar alguns motivos fortes mas foram carinhosos na maneira que expuseram. Se ela nunca participou da composição e ensaios antes da gravação... já tinham motivos suficientes. Quem faz a composição tem o direito de escolher quem pode cantá-las.